sábado, 9 de abril de 2011

Presente de Grego

Nossa passagem por Vienna foi tão cosmopolita que nem foi preciso dar um pulinho ali na Grécia para ganharmos um baita presente de grego. Nosso almoço hoje foi um verdadeiro cavalo de Tróia, mal-passado e que deixou todo mundo com indigestão pelo resto do dia. Pasmem, a comida agradou sem restrições - o que tem acontecido raramente durante nossas andadas aqui na Áustria e na Alemanha (comida, na minha opinião, não é o forte deles) - mal sabíamos nós o que estaria por vim.

A garçonete era uma loira gorduchinha simpatissíssima; ao menos ela nos pareceu muito simpática em alemão e nas suas poucas palavras em inglês. Esse povo alemão tem mania de só saber "a little" de inglês, como se alemão fosse a língua mais intuitiva do mundo. O fato é que a garçonete nos atendia com animação e nós aceitavamos com a animação da fome. Os pratos foram chegando e eram todos em versão família. Mesmo que os preços no cardápio não passassem dos 15 euros (por prato), a refeição parecia ser para um batalhão e nos fartamos em alegria, felizes da vida por estarmos comendo bem e "sem gastar muito". O que haviamos entedido é que tal prato dava para 2 ou 3 pessoas e assim a mesa de 8 pessoas pediu apenas 4 pratos e teve sobras capazes de servirem até para o jantar!

De barriga cheia, pedimos o "check", mas que no Brasil chamamos de "a dolorosa" - com o porém de que dessa vez foi dolorosa MESMO. Não teve como não sentir o baque quando a conta chegou indicando os quase 300 EUROS, que para 8 pessoas significa uma refeição de cerca de 40 euros POR PESSOA. Ou seja, lá para os R$100 por pessoa. Não chegamos a converter porque tristeza em euros é tristeza multiplicada por 2,50. Mas foi o que aconteceu.

Não se sabe se a alemã entendeu tudo errado (e nós também entedemos tudo errado) ou se ela era uma gordinha sacana e não nos avisou que estava trazendo um prato para cada pessoa (ou seja, várias porções juntas de salada, várias porções juntas dos demais pratos; etc). O que se sabe é que a partir de agora não colocamos mais os pés em restaurante grego.

E abençoado seja o salsichão de rua e o McMenu!

Nenhum comentário: