quarta-feira, 4 de maio de 2011

Você comeria um biscoito verde?

21212_48040-1

A gente lê tantas histórias ao longo da vida, algumas marcam e outras não. Algumas você nem sabe direito porque ficaram na memória. Pois bem, a minha infância foi recheada de livros, quadrinhos e enciclopédias, das quais lembro muito em especial de uma coleção chamada O Mundo da Criança. Para ser mais específica, uma parte em que se falava de comidas de cores diferentes e indagava – a mim, criança – se eu acharia normal comer um biscoito verde ou uma maçã azul. Vejam só que audácia indagar uma criança assim.

Eu acho que o texto falava também sobre como estamos acostumados às comidas em certas cores e que nos assusta vê-las em colorações fora do comum. Eu acho que falava sobre aceitar o diferente, que só porque algo é roxo ou azul não quer dizer que seja melhor que o vermelho. Pode ser coisa da minha cabeça e, na verdade, a enciclopédia só falava de comidas coloridas e essa conclusão toda bonita e politicamente correta eu só cheguei depois de mais velha. Vai saber.

O fato é que em uma dessas matança de saudades em São Paulo, o Thi me apresentou o Trakinas de limão. Verde. Segundo ele, uma delícia, mas na minha cabeça um biscoito verde não tinha como ser gostoso. Passei alguns dias recusando o Trakinas de limão, só para depois provar e morder a língua porque, de fato, é uma DELÍCIA!

Desde então sempre que cogito – apenas – em achar algo estranho ou “isso não é normal” lembro do tal texto sobre o biscoito verde (muito antes de existir Trakinas de limão, diga-se de passagem) e da minha teimosia em achar que biscoito verde seria uma má idéia.

Porque, né, quem disse que o normal é mais gostoso? Nem sempre é.

2 comentários:

Afonso Rosa disse...

gostei da história! isso do "normal" me enomoda, mas no fim também tenho meus pre-conceitos! e é engraçado perceber como eles aparecem mesmo em coisas simples como alimentação!

estou sempre de olho! mto legal o post!

;***

Nati disse...

Olhudo!!! :* hahaha